Educação de qualidade

Educação de qualidade

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Metas do Objetivo

  • 4.1Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
  • 4.2Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.
  • 4.3Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.
  • 4.4Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
  • 4.5Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
  • 4.6Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.
  • 4.7Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
  • 4.aConstruir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
  • 4.bAté 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.
  • 4.cAté 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Despesas Municipal com Educação Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Relação entre a despesas paga por função educação e o total de habitantes no município.

Docentes com ensino superior Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Percentual dos docentes do ensino médio público que possuem ensino superior completo.

Média de alunos por turma Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:26

Média de alunos por turma no 9º ano do ensino fundamental público.

Hora-aula diária média Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Hora-aula diária média no Ensino Fundamental 8 e 9 anos público.

Taxa de abandono Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Índice de abandono no ensino médio para ensino público.

IDEB - Anos finais Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em anos finais do ensino público. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.

Emprego no setor de educação, pesquisa e desenvolvimento Última Atualização: 1 de Junho de 2023 às 11:25

Baseado na ISO 37122, indicador "5.4 Porcentagem da força de trabalho empregada em ocupações nos setores de educação, pesquisa e desenvolvimento". Busca indicar a porcentagem de profissionais que trabalham nos setores mencionados .

37122 6.3 Número de graduados em ensino superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) por 100 000 habitantes (Tópico 6.3) Última Atualização: 8 de Novembro de 2023 às 16:57

Conforme norma ABNT NBR 37122, temos como requisito para este indicador que o número de graus de ensino superior STEM por 100 000 habitantes deve ser calculado como o número de pessoas que possuem graus de ensino superior com graduação ou especialização em uma disciplina de um assunto STEM (numerador), dividido por 1/100 000 da população total da cidade (denominador). O resultado deve ser expresso como o número de graus de ensino superior STEM por 100 000 habitantes.

6.1 Porcentagem da população feminina em idade escolar matriculada em escolas(indicador essencial) Última Atualização: 30 de Outubro de 2023 às 14:22

A norma 37120 informa que o requisito da porcentagem da população feminina em idade escolar matriculada em escolas deve ser calculada pelo número de mulheres da cidade em idade escolar nos níveis primário e secundário nas escolas públicas e particulares (numerador) dividido pelo total de mulheres da cidade em idade escolar(denominador). O resultado deve ser multiplicado por 100 e expresso em porcentagem.

37120 6.5 Porcentagem de população em idade escolar matriculada em escolas Última Atualização: 30 de Outubro de 2023 às 15:04

A porcentagem da população em idade escolar matriculada em escolas deve ser calculada pelo número de pessoas em uma cidade em idade escolar matriculadas nos níveis primário e secundário de ensino em escolas públicas e particulares (numerador) dividido pelo número total da população da cidade em idade escolar. O resultado deve então ser multiplicado por 100 e expresso em porcentagem. Convém que matrículas nas escolas pública e particulares sejam reportadas.

37120 6.2 Porcentagem de estudantes com ensino primário completo: Taxa de sobrevivência Última Atualização: 6 de Novembro de 2023 às 14:55

A porcentagem de estudantes com ensino primário completo,. Utilizamos para este indicador a taxa de aprovação no 9º ano das escolas públicas. Fonte: INEP

37120 6.3 Porcentagem de estudantes com ensino secundário completo: Taxa de sobrevivência Última Atualização: 6 de Novembro de 2023 às 14:52

A porcentagem de estudantes com ensino primário completo,. Utilizamos para este indicador a taxa de aprovação no 3º ano do ensino médio das escolas públicas. Fonte: INEP

37120 6.6 Número de indivíduos com ensino superior completo por 100 000 habitantes Última Atualização: 6 de Novembro de 2023 às 17:11

O número de indivíduos com ensino superior (ensino terciário) completo por 100 000 habitantes deve ser calculado pelo número de pessoas com ensino superior completo (numerador) dividido pela 100 000ª parte da população total da cidade. O resultado deve ser expresso como o número de indivíduos com ensino superior por 100 000 habitantes. O ensino superior é oferecido por meio de universidades, faculdades, institutos, academias, seminários e escolas de mercado que concedem graus académicos.

37120 6.4 Relação estudante/professor no ensino primário Última Atualização: 8 de Novembro de 2023 às 16:54

A relação estudante/professor no ensino primário deve ser expressa pelo número de estudantes matriculados no ensino primário (numerador) dividido pelo número equivalente de professores de ensino primário em tempo integral (FTE — Full Time Enrolled) (denominador). O resultado deve ser expresso como o número de estudantes por professor e representa a taxa de relação estudante/professor no ensino primário. Instalações educacionais privadas não podem ser incluídas na relação estudante/professor.