10 de janeiro de 2022
As obras do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) seguem avançando e melhorando a qualidade de vida das pessoas residentes dos bairros mais vulneráveis de Fortaleza. As intervenções já foram concluídas em boa parte do bairro Parque Presidente Vargas (Regional 10), onde a moradora Rana Sousa, mãe do jovem com paralisia cerebral Ítalo, de 15 anos, já se beneficia do direito à acessibilidade.
Habitante da região desde os quatro anos de idade, hoje com 41, Rana conviveu com buracos, lamas e acúmulo de lixo cotidianamente. O quadro se agravou ainda mais quando passou a transportar, sozinha, a cadeira de rodas do filho. “Como tenho ele, preciso ir a médicos para fazer os acompanhamentos e dependo muito do metrô e dos ônibus adaptados. Eu levo ele a pé, então era muito difícil, e eu sofria com a distância”.
Agora, conseguindo se locomover com maior facilidade e sem riscos de acidente, Hana, que também é líder de um projeto social dedicado a pessoas com deficiência, comemora as melhorias. “O bairro está sendo totalmente urbanizado, com pavimentação, drenagem e esgoto. As ruas tem esse piso maravilhoso, quando chove, não fica nada, não tem mais lama, e nem perdemos o acesso”, descreveu.
Rana se sente orgulhosa em poder conduzir a cadeira de rodas do filho sem medo de quebrá-la. “Eu sempre andava com duas rodas. Vocês não têm noção do que estou sentindo hoje, fico até emocionada, porque é um orgulho poder empurrar as quatro rodas tranquilamente, sem ter medo de queda, sem atolar e nem me preocupar em quebrar a cadeira dele futuramente. Foi uma doação que recebemos”, afirmou.
Segundo o secretário da Regional 10, Leonardo Freire, é preciso mudar a mentalidade de que apenas asfaltar as ruas sem pavimento resolve a falta de estrutura básica e acessibilidade para as pessoas da periferia de Fortaleza. Precisamos de saneamento, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e depois esse piso maravilhoso, trazendo dignidade para cada um dos moradores, além de saúde e acesso. A prefeitura de Fortaleza tem tratado as mudanças junto com as pessoas que pensam pela comunidade e, dessa forma, chegamos às soluções”, explicou.
O benefício não apenas dela, mas também dos outros moradores do bairro, como idosos e até mesmo outros cadeirantes que necessitam do espaço com acessibilidade para se locomoverem. “Sempre digo às pessoas que tenham paciência, pois as mudanças estão acontecendo. Eu e outros líderes comunitários pedimos sempre a compreensão da comunidade, e assim como chegou na minha vez, a de todo mundo vai chegar”, frisou.
Sobre o Proinfra
O Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), o maior conjunto de investimentos já realizado nos bairros não centrais, está transformando comunidades de alto nível de vulnerabilidade social. O projeto, com orçamento de mais de R$ 2 bilhões, contempla 30 bairros que receberão melhorias de obras de saneamento, drenagem, pavimentação e urbanismo.
A iniciativa tem como critério de escolha para a realização das obras os locais que possuem os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), no intuito de garantir benefícios a longo prazo por meio de melhorias na qualidade de vida para toda a população
Os recursos são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras foram iniciadas em setembro de 2019.