01 de junho de 2022
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promove uma série de ações para o Mês do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a abertura da Conferência de Estocolmo. Ao longo do mês, estão previstas atividades como limpeza de praia, exibição de filmes relacionados à natureza, uma blitz educativa na Sabiaguaba e um pedal ecológico pela cidade.
As ações visam proteger e valorizar os espaços verdes de Fortaleza, fortalecendo a conexão da população com o meio natural, em sintonia ao meio construído. Reforçam também o comprometimento da Prefeitura no combate à crise climática global, com incentivo à redução nas emissões líquidas de dióxido de carbono (CO2). Diferentes pontos da cidade serão atravessados por iniciativas ambientais, buscando atrair participantes de todas as idades e regiões.
Toda a programação contará com o apoio de diversas secretarias, como a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Rede Cuca.
Para a secretária da Seuma, Luciana Lobo, a consciência ecológica precisa ser permanente, diária, e o Mês do Meio Ambiente traz iniciativas para solidificar essa relação. “O cuidar da cidade é compartilhado, uma parceria entre Município e população. Ao longo do mês de junho, vamos realizar um conjunto de atividades para aproximar ainda mais cidadão e meio ambiente, com incentivo a praticas respeitáveis ao nosso verde”, comentou.
Atividades
A primeira ação prevista é a Limpeza de Praia, no sábado (04/06), às 8h, na Praia de Iracema, com início na Praia dos Crushs, em frente ao Centro Cultural Belchior. Na mesma ação, a Seuma fará a troca de materiais recicláveis por mudas, mostrando a importância dos dois atos: preservar os espaços existentes sem jogar lixo e o cultivo do verde.
O Mês do Meio Ambiente prevê ainda o Cine Ecológico, dia 10 de junho, no trecho 6 do Parque Rachel de Queiroz (Presidente Kennedy), quando acontecerá a exibição de filmes com a temática natural, nova ação de distribuição de mudas e atividades lúdicas para a educação ambiental de crianças. No dia 14, será a vez de assistir à roda de conversa "Soluções Baseadas na Natureza", que será veiculada na TV Terra do Sol, às 14h.
O mês especial da natureza terá ainda uma blitz educativa na Sabiaguaba, no dia 16, alertando sobre o ecossistema local e os cuidados necessários à biodiversidade; na semana seguinte, dia 23, ocorre o Webinário ForClima, analisando a infraestrutura verde de cidades tropicais para a redução do estresse térmico e adaptações às alterações climáticas.
No encerramento, mais duas ações. No dia 26, acontecerá o Pedal Ecológico, saindo da Cidade das Crianças em direção ao Parque Rachel de Queiroz, com banda, distribuição de mudas e outras ações no local. E no dia 28, haverá ação de educação ambiental no Parque Lagoa da Viúva, com apoio do Cuca Ambiental.
Compromisso com o verde
Todas as ações desenvolvidas ao longo do mês de junho reforçam o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com o meio ambiente da nossa cidade e o bom uso dos espaços públicos. Diversas atividades e anúncios importantes aconteceram apenas no ano de 2022. Em janeiro, por exemplo, a Estação de Monitoramento da Qualidade do Ar esteve na Avenida Aguanambi, no bairro de Fátima. Agora está no Corpo de Bombeiros da avenida Leste Oeste.
Em fevereiro, a cidade ganhou o Parque Rachel de Queiroz, com a entrega da primeira etapa da requalificação do espaço, com arborização, wetlands e espaços de lazer. No mês de março, durante a Marcha Climática, foi anunciada a criação do Gabinete de Governança Climática, responsável por acompanhar todas as ações do Município relacionadas à redução de gases de efeito estufa, economia verde e sustentabilidade. No mês seguinte ocorreu o Super Plantio de Abril, com 5 mil novas árvores na cidade. E em maio foi a vez de um anúncio de grande relevância para a história ambiental de Fortaleza: todos os parques urbanos e as unidades de conservação da cidade ganharão planos de manejo, para nortear as políticas ambientais de cada espaço.
Além disso, estão em curso projetos fundamentais à natureza e ao bem-estar do fortalezense, a exemplo do Se Liga na Rede, que se aproxima das 750 ligações de residências à rede de esgotamento sanitário de Fortaleza, evitando que efluentes cheguem ao oceano. A Captação em Tempo Seco e a Vídeo Inspeção de Galerias Pluviais também atuam para preservar a vida marinha e a balneabilidade da nossa orla.
Programação:
04/06 – Limpeza na Praia de Iracema
10/06 – Cine Ecológico no Parque Rachel de Queiroz
14/06 – Roda de conversa na TV Terra do Sol
16/06 – Blitz educativa na Sabiaguaba
23/06 – Webinário ForClima
26/06 – Pedal Ecológico da Cidade das Crianças ao Parque Rachel de Queiroz
28/06 – Ação de educação ambiental no Parque Lagoa da Viúva