17 de setembro de 2021
O projeto Re-ciclo, que já substituiu a carroça de 24 catadores por 13 triciclos elétricos, vai participar do Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas em Fortaleza. Na manhã deste sábado (18/09), o triciclo irá percorrer o trecho entre o Poço da Draga e o hotel Sonata de Iracema, na Praia de Iracema, transportando os resíduos.
A limpeza vai contar com a participação de voluntários e colaboradores da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e todo o material recolhido será levado pelo triciclo elétrico para a base localizada em frente ao hotel. Lá, um grupo de três catadoras, da Associação Mulheres Luta em Cena, do bairro da Serrinha, vai separar o material para que seja comercializado pela associação.
"O Re-ciclo é mais um projeto inovador que saiu do laboratório de políticas públicas da Citinova. São recursos de uma premiação internacional que Fortaleza recebeu para implementar um projeto-piloto de coleta seletiva e mobilidade elétrica utilizando as ciclofaixas da cidade", explica o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia.
Na ação deste sábado, o projeto Re-ciclo também vai distribuir material com informações sobre a separação, a correta destinação dos resíduos e o contato e área de atuação de todas as associações de catadores de Fortaleza.
Re-ciclo
O projeto Re-ciclo, executado pela Citinova em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), vai ceder 50 triciclos elétricos aos catadores das associações de Fortaleza. O projeto é fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), instituição vinculada ao Ministério para Cooperação e Desenvolvimento do Governo da Alemanha. Fortaleza recebeu R$ 1 milhão para implementar um piloto de coleta seletiva e micromobilidade elétrica fazendo uso da rede de ciclofaixas da cidade.