21 de fevereiro de 2022
Atento às inovações tecnológicas e buscando oferecer melhorias contínuas que facilitem o acesso de seus beneficiários aos serviços de saúde, o Instituto de Previdência do Município (IPM) de Fortaleza adotou a Carteira Digital IPM Saúde. Para acessa-la, o servidor deve clicar no link do IPM Digital, que está disponível na aba IPM, no Canal do Servidor.
Ao abrir o IPM Digital, o beneficiário digita, nos espaços indicados, o login e a senha que normalmente usa para acessar seus dados no Canal do Servidor. Clicando do lado esquerdo acima da tela, é possível ver todas as opções disponíveis. Selecionando a opção Carteira Digital, são visualizadas as carteiras do titular e de seus dependentes.
O servidor pode optar em apresentar a carteirinha direto no aplicativo aos prestadores credenciados do IPM Saúde ou, se desejar, pode baixar no celular para apresentar sempre que necessitar de atendimento de saúde.
Servidora municipal há 18 anos, atuando na Secretaria Municipal da Educação (SME) como agente administrativo de secretarias escolares, Ana Paula Fontenele Brandão, destaca a praticidade da nova ferramenta. “Ficou muito mais prático com a Carteira Digital. Baixo no celular e envio por WhatsApp para a minha mãe, sempre que ela precisa levar meus filhos, de 7 e 9 anos, para atendimento médico. A senha é a mesma que a gente usa para para baixar o contracheque no Canal do Servidor”, reforça.
A Carteira Digital IPM Saúde é uma conquista do servidor. Ela apresenta as seguintes vantagens: acaba com o deslocamento para solicitar a impressão da carteirinha no IPM, põe fim a necessidade de renovação após o vencimento, evita custo com a impressão de segunda via, em caso de perda e substitui o documento físico em caso de esquecimento.
Saiba mais sobre a ferramenta IPM Digital
Além da carteirinha do IPM Saúde, existem outras opções disponíveis utilizando a ferramenta, como a lista dos prestadores de serviços de saúde credenciados ao Instituto, incluindo hospitais, clínicas, laboratórios e médicos de diversas especialidades.
Outro exemplo de funcionalidade do sistema IPM Digital é o acesso à Perícia Médica, tanto para a realização de perícias médicas não presenciais previstas em casos de síndromes gripais e Covid-19, como também para envio de atestados e resultados de exames e agendamento de dia e horário para realizar perícia presencial no IPM.
“O sistema simplificou a marcação de perícias. Já ajudei colegas a encaminharem atestados e foi muito rápido. No mesmo dia ou no dia seguinte, já vem a resposta, com a confirmação do recebimento e a data que será realizado procedimento”, afirma Ana Paula.
O IPM Digital foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação do IPM face aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. A ferramenta foi disponibilizada aos servidores desde maio 2020.