Prefeitura e iFood inauguram ponto de apoio para entregadores

13 de dezembro de 2021

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e da Secretaria da Gestão Regional (Seger), e o iFood entregaram, na tarde desta segunda-feira (13/12), mais um Ponto do Entregador. O equipamento de apoio dispõe de banheiro, copa equipada para refeições, local para descanso, wi-fi, tomadas para carregamento de celular e estacionamento para motos e bicicletas.

“Este é um modelo mais avançado e, além das novas instalações, também temos as câmeras de monitoramento, que são interligadas ao nosso sistema de proteção junto à Polícia Militar. Enfim, oferecemos uma estrutura para que o entregador possa ter dignidade em seu trabalho”, pontuou o prefeito José Sarto.

Este ponto, o segundo do projeto piloto, fica localizado na praça Matias Beck, entre as avenidas Antônio Justa, Abolição e Desembargador Moreira. De acordo com o secretário executivo da Regional 2, Rennys Frota, o equipamento está dentro da principal localização gastronômica da Cidade, que atende cerca de 1.400 iniciativas empresariais, contemplando turistas e fortalezenses. “Queremos ter essa realidade distribuída para toda a cidade, tornando os locais mais seguros e proporcionando toda a infraestrutura necessária, pensando toda uma logística para que Fortaleza se desenvolva”, afirmou.

O presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, destacou a importância do trabalho do entregador. “É uma ação inovadora e que valoriza a categoria dos entregadores, e que foi importante não apenas durante a pandemia e continuará sendo cada vez mais, pois o serviço de delivery continua crescendo e por isso precisamos organizar o espaço urbano para esse público.

O novo Ponto do Entregador agrega, ainda, um teste de funcionamento em parceria com a iniciativa privada. “Fortaleza é a única prefeitura do Brasil que hoje tem essa iniciativa, além de ser também exemplo de mobilidade urbana, da qual o entregador faz parte. Acreditamos na construção de ecossistema de pontos de apoio em todo o Brasil, e o poder público tem papel fundamental na construção de condições de trabalho melhores para nossos entregadores parceiros”, elogiou o gerente de futuro do trabalho do iFood, Alexandre Martinez.

Ponto do Entregador

Em janeiro, Fortaleza contará com mais um ponto no Polo Gastronômico da Varjota, na rua Professor Dias da Rocha. Assim como o da rua Coronel Jucá, terá estrutura com bancos para descanso, wi-fi, câmera de videomonitoramento, tomadas, calçada ampliada e estacionamento para motos e bicicletas. O projeto-piloto do Ponto do Entregador foi criado no Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) e é um compromisso de campanha do prefeito José Sarto, sendo executado pela Secretaria da Gestão Regional (Seger).

Além da melhoria nas condições de trabalho dos entregadores, o projeto também atua na segurança viária, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com ações de educação e realização do curso de pilotagem segura, com aulas teóricas e práticas no Centro de Treinamento da AMC. O Ponto do Entregador também conta com a parceria da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).