19 de outubro de 2022
O Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), responsável pelo desenvolvimento de projetos como os Microparques Urbanos e o Re-ciclo, completa um ano de criação nesta quarta-feira (19/10), data em que se celebra o Dia da Inovação. Neste primeiro ano, o Laboratório, que conta com parcerias nacionais e internacionais, contribuiu para o bom desempenho de Fortaleza no Ranking Connected Smart Cities 2022, que ficou em primeiro lugar do país no eixo de Tecnologia e Inovação, e em prêmios como o AIPH World Green City Awards 2022, divulgado no último dia 14 de novembro.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, explica que o Labifor é um espaço de incubação de novas ideias, criadas de forma colaborativa, para que políticas públicas sejam desenhadas, testadas, avaliadas e expandidas para toda a cidade. "Cada vez mais o enfrentamento dos desafios dos grandes problemas urbanos envolve a capacidade criativa e isso pressupõe uma nova forma de elaborar políticas públicas, próximas do público-alvo, levando em consideração vários olhares e buscando referências em outras experiências que possam ser contextualizadas para a realidade local. Esse paradigma novo de pensar política pública é o alicerce do Laboratório de Inovação de Fortaleza", afirma.
Entre os projetos desenvolvidos pelo Labifor, o presidente da Citinova destaca o Re-ciclo, na área de resíduos sólidos e mobilidade urbana, os Microparques Urbanos, o Rastreio Covid, o Ponto do Entregador e o Parada Segura, além de parcerias internacionais com a Universidade Johns Hopkins e com a União Europeia. "Ao completar um ano, portanto ainda em fase de estruturação, o Labifor já deixa um saldo muito positivo de projetos que estão sendo testados neste momento", acrescenta.
Taís Costa, coordenadora do Labifor, ressalta a experiência adquirida neste primeiro ano no desenvolvimento dos projetos e na difusão da inovação para outros órgãos da Prefeitura. "Foi um ano de muitos aprendizados e um deles foi desenvolver políticas públicas em parceria com as secretarias finalísticas. Um exemplo muito claro disso é o Re-ciclo, que acompanhamos desde o início, recebemos e distribuímos os triciclos elétricos para as associações de catadores. Em seguida, fizemos ajustes técnicos, e, em parceria com a Seger (Secretaria da Gestão Regional), foi lançado o edital do Marco Legal das Startups, com a secretaria executando a coleta porta a porta e com os catadores sendo remunerados. Então vemos as políticas ganhando corpo na cidade e ficamos felizes de ver o impacto na vida das pessoas", diz. Atualmente o Re-ciclo, que conta com parceria do Ifood e da startup Solos, está na segunda fase do projeto-piloto e já coletou cerca de 20 toneladas de resíduos recicláveis.
Prêmios e parcerias
Além do primeiro lugar na categoria Tecnologia e Inovação do Ranking Connected Smart Cities 2022, e do prêmio AIPH World Green City Awards 2022, com os Microparques Urbanos, Fortaleza recebeu o Prêmio Vozes da Mobilidade Urbana 2022, na categoria Mobilidade Consciente, com o projeto Re-ciclo, e o sistema Rastreio Covid Fortaleza, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi escolhido o melhor projeto na categoria Capital da VI Expo Cievs, evento nacional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Entre as parcerias, vale destacar que Fortaleza foi uma das 13 cidades selecionadas no mundo pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Johns Hopkins University, e, durante um ano, receberá uma capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas.