Alunos da Rede Municipal concluem JD nas Férias na última semana de julho

27 de julho de 2022

As férias escolares deste ano foram de desafios para o aluno Maxwell Gomes, do 9° ano, da Escola Municipal Professora Lireda Facó, na Granja Lisboa. Eis a missão dele e de mais 48 estudantes que participaram do curso JD nas Férias: desenvolver os jogos criados por eles. O curso intensivo iniciou no último dia 8 e se encerrou nesta quarta-feira (27/07), depois de quatro encontros na Casa de Cultura Digital, na Praia de Iracema. Maxwell se entusiasma ao lembrar dos dias: “foi uma experiência incrível, eu não pensei que seria tão bom desenvolver e criar um jogo. Está sendo um pouco difícil, pois precisa de tempo e estudo, mas é uma nova experiência que nunca vou esquecer”.

Este grupo de 49 alunos que participou do curso integrou as 12 equipes selecionadas para a JD Feira Tech, iniciativa que aconteceu nos dias 30 de junho e 1º de julho, na Academia do Professor Darcy Ribeiro. Na oportunidade, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental participaram de uma competição de desenvolvedores de jogos - Game Jam, quando elaboraram o protótipo de um jogo, que buscou solucionar um problema do cotidiano da cidade. Os estudantes fazem parte do programa Juventude Digital.

Nos encontros do JD nas Férias, os jogos desenvolvidos pelos alunos foram aperfeiçoados, com a mentoria do professor de jogos e pesquisador Daniel Goulart, que ficou surpreso com a dedicação dos alunos: “Para mim, o curso foi uma oportunidade de ver nestes jovens não apenas a curiosidade de descobrir e romper fronteiras, mas de desenvolver com eles diversas competências comportamentais, como trabalho em equipe, empatia e liderança. Quando colocamos tecnologia, juventude e jogos, conseguimos construir uma jornada divertida em prol da sustentabilidade, da qualidade de vida e da felicidade!”.

As atividades resultantes da Feira Tech e desta imersão serão apresentadas durante evento realizado pelo Juventude Digital ainda em agosto deste ano, no Centro de Eventos do Ceará. A atividade contará com programações nas temáticas de games, programação e mercado de tecnologia.

Outro estudante que participou do JD nas Férias foi Iury Vicente de Lima, também do 9º ano da Escola Municipal Professora Lireda Facó, que compartilha a ansiedade pelo evento e por apresentar o jogo criado em parceria com os colegas. “Foi um pouco difícil, pois nunca tinha participado de um projeto tão desafiador e ao mesmo tempo gratificante. Participar ajudou muito na minha criatividade. Sobre o evento, eu espero que nosso esforço tenha sido positivo e que possamos ter um bom desempenho na frente do público”, espera.

Escolas participantes

As 12 equipes que participam do JD nas Férias são compostas por alunos das seguintes unidades educacionais: Escola Municipal 11 de agosto (Jardim Iracema), EM Parsifal Barroso (Jardim Guanabara), ETI Professor Prisco Bezerra (Conjunto Ceará), ETI Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho (Presidente Kennedy), ETI Diogo Vital de Siqueira (José Walter), EM Professora Maria José Macário Coelho (Passaré), EM Professora Lireda Facó (Granja Lisboa), EM João Mendes de Andrade (Granja Lisboa), EM Creusa do Carmo Rocha (Granja Portugal), EM Taís Maria Bezerra Nogueira (Jangurussu), ETI Laís Rodrigues (Curió) e ETI Professor Antônio Girão Barroso (Jangurussu).

Juventude Digital

O Juventude Digital é uma política pública permanente da Prefeitura de Fortaleza, que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e que já capacitou cerca de 3.600 jovens em 2021. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação.