214 toneladas de lixo são retiradas da orla de Fortaleza durante o Carnaval

03 de março de 2022

214 toneladas. Essa foi a quantidade de lixo recolhido da orla de Fortaleza durante o período de Carnaval, de 26 de fevereiro a 1º de março. O trabalho de limpeza foi realizado nas áreas de calçadão, travessas e faixas de areia, compreendidas entre as praias da Barra do Ceará até a Sabiaguaba.

Porém, não é apenas em épocas de feriado que a Prefeitura de Fortaleza realiza a limpeza na orla. Toda uma operação é montada para que o recolhimento de lixo nesses pontos seja realizado diariamente.

Um total de 141 profissionais estão envolvidos, entre garis, fiscais e operadores de máquinas, além de equipamentos como varredeiras, tratores, caminhões-caçamba e containers. A limpeza acontece de 7h às 16h, de segunda-feira a sábado. Porém, na alta estação e feriados, como o caso do Carnaval, a ação acontece também aos domingos.

Beira-Mar

A Beira-Mar e a Praia de Iracema, por apresentarem dinâmica de ocupação diferente das demais faixas de praia, possuem operação de limpeza também diferenciada. Para essa região, são destinadas duas equipes compostas por 37 profissionais cada, que se intercalam para a varrição do calçadão e faixa de areia, no período de 7h40 às 15h40 e 22h às 5h50. Além do quantitativo de pessoas, a limpeza também conta com uma máquina varredeira, de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h.

“A limpeza na orla da capital é uma ação importante, que visa não só à questão de saúde e ao combate da proliferação de insetos e animais peçonhentos. A Prefeitura de Fortaleza tem cuidado desses espaços de forma a proporcionar bem-estar para as pessoas que frequentam essas áreas que são um verdadeiro cartão postal da cidade”, enfatiza Rennys Frota, secretário executivo da Regional 2.

Conscientização

A Prefeitura de Fortaleza está fazendo a sua parte, porém, a contribuição da população é muito importante para manter a cidade limpa. Atitudes simples, como jogar o lixo nos locais adequados, evitando deixar resíduos nas faixas de areia, por exemplo, previnem doenças e zelam pelo meio ambiente.

Além disso, a Prefeitura mantém 90 Ecopontos espalhados por toda a capital. Neles, a população pode realizar o despejo correto de materiais como reciclados, entulhos de construção, poda, móveis e estofados velhos, por exemplo.

A população ainda pode entrar em contato direto com a Prefeitura de Fortaleza para solicitar serviços de limpeza urbana através da Central 156, por telefone ou aplicativo.