29 de setembro de 2022
O programa Juventude Digital promoveu nesta quarta-feira (28/09) o evento JD-Pro: empregabilidade do jovem na pauta, que contou com uma oficina e um bate-papo para aprimorar as habilidades profissionais e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
A coordenadora do Juventude Digital, Marisa Leitão, explica que o evento marcou a reabertura ao público da Casa da Cultura Digital, embaixada do JD, para comemorar a finalização dos cursos iniciados em setembro. “Os alunos que finalizaram esses cursos foram convidados para participar do JD-Pro. Oferecemos uma pequena oficina de como preparar o Linkedin e recebemos uma recrutadora de empresa de tecnologia para falar com os meninos sobre os processos de seleção”, afirma.
Durante a oficina “Linkedin: Venha aprender a usar essa ferramenta para conquistar uma vaga na área tech” com Mateus Cruz, instrutor do JD, os jovens receberam orientações e dicas de como melhorar e aumentar o alcance de seus perfis na rede, que é a principal ferramenta e visibilidade profissional.
Um dos alunos presentes no evento foi Guilherme Delmiro, de 19 anos, que também participa do projeto JD na Escuta, em parceria com a CGM. “Eu acho muito boa a possibilidade que esses eventos trazem de aprender mais e melhorar nossas habilidades. Eu já participei e me apresentei no JD Conecta e no JD Festival e hoje conheci uma recrutadora, o que aumenta o meu leque de conexões e futuras oportunidades”, comentou.
O bate-papo sobre processos seletivos ficou por conta da recrutadora tech do Grupo Portfolio, Ingrid Nergino, que explicou as etapas de um processo seletivo e deu dicas de como e quais habilidades e comportamentos devem ser evidenciados em cada etapa. “Esse não é o primeiro evento que eu participo do Juventude Digital, eu estive no JD Festival que promoveu muito networking e cerca de quatro jovens que eu conheci lá passaram por processos seletivos comigo”, ressalta Ingrid.
Durante o evento, a Casa da Cultura Digital esteve com a área de videogames aberta ao público e recebeu a DJ LaraMNTR.
Juventude Digital
O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e que já capacitou cerca de 3.600 jovens em 2021 e este ano tem a meta de alcançar 12.500 jovens. O programa possui três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais. O JD é coordenado pela Citinova e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação.