Fortaleza é selecionada para participar do treinamento em inovação do Bloomberg Centro de Inovação Pública

28 de abril de 2022

Fortaleza é uma das 13 cidades selecionadas pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Johns Hopkins University, e, durante um ano, receberá uma capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas. O anúncio foi feito oficialmente nesta quinta-feira (28).

"Fortaleza vai participar do programa Innovation Training, que é uma capacitação de um ano para técnicos e gestores, a partir dessa perspectiva de inovação, de participação social e equidade, com foco em políticas públicas inovadoras. Cada cidade tem que apresentar um tema e a Citinova apresentou, em nome de Fortaleza, o programa Fortaleza Cidade Limpa, para que a gente possa aprofundar cada um dos projetos e desenhá-los com essa perspectiva de inovação, ouvindo todos os atores envolvidos, inclusive aqueles que historicamente estão excluídos do processo", explica o presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia.

Além de Fortaleza, foram selecionadas Birmingham, Bloomington, Charleston, Cincinnati, Kalamazoo, Pueblo e Orlando, nos Estados Unidos; Calgary, no Canadá; Dublin e Limerick, na Irlanda; Varsóvia, na Polônia; e Maceió, no Brasil.

O programa, que tem duração de um ano e será sem custo, vai oferecer um currículo de inovação de última geração, que ensina a abordagem de inovação pública por meio de estudos de caso, palestra, experiência prática e compartilhamento; aplicação da abordagem de inovação ao problema escolhido; e relacionamento com uma rede de suporte composta por cidades com programas de inovação bem sucedidos no mundo.

“Do combate à Covid-19 ao aumento de moradias populares, sabemos que os métodos de inovação fazem uma enorme diferença na capacidade de prefeitos, líderes municipais e seus funcionários de atender melhor aos moradores”, disse Amanda Dalfos, diretora executiva do Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Universidade Johns Hopkins. “Estamos muito empolgados em lançar esta próxima rodada de Treinamento em Inovação em cidades-chave e diversas e em um momento em que há uma clara oportunidade de desenvolver e compartilhar soluções para ajudar outras pessoas em todo o mundo”.

Equipe de inovação de Fortaleza

A Citinova coordena o programa em Fortaleza, que também conta com a participação dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria da Gestão Regional (Seger), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor).

Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins

O Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins trabalha para promover a inovação do setor público em todo o mundo, combinando práticas de ponta com pesquisas de classe mundial para transformar a cultura do governo, fornecer resultados excepcionais para os residentes e inspirar confiança no serviço público. Estabelecido em 2021 com uma contribuição de US$ 43 milhões da Bloomberg Philanthropies, o Centro serve como sede permanente de vários programas emblemáticos, incluindo Equipes de Inovação e Cidades de Serviço, além de criar uma nova programação. O Centro é uma fonte de recursos de última geração, treinamento e pesquisa que ajuda os líderes da cidade e seus funcionários a atender às crescentes necessidades dos moradores e melhorar a cultura do governo por meio da inovação. Saiba mais na pagina do Centro (em inglês) e seguindo as redes da instituição (@PublicInno) no LinkedIn, Twitter e Facebook.