Prefeitura de Fortaleza reúne gestores municipais para discutir soluções inovadoras para problemas da cidade

24 de maio de 2022

Buscar soluções inovadoras para os problemas de Fortaleza com foco na qualidade de vida das pessoas é o objetivo da primeira edição do Café Labifor, realizada nesta terça-feira (24/05) no Teatro São José. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), e foi pensado para ser um evento mensal com a presença de gestores das secretarias municipais.

A iniciativa faz parte do plano de governo do prefeito José Sarto e foi criada no final de 2021, com o propósito de enfrentar os problemas da cidade a partir de uma perspectiva inovadora, não necessariamente em relação à tecnologia, mas na forma de pensar, criar e estabelecer novas políticas públicas.

De acordo com o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, os temas debatidos na ocasião englobam resíduos sólidos, juventude, geração de emprego e renda, empreendedorismo, combate à violência e às drogas, inclusão social, entre outros.

"Temos representantes de todas as secretarias e a ideia é que possamos começar a disseminar os conhecimentos que estamos aprofundando em parceria com a Universidade Johns Hopkins e com a Bloomberg, para que esses assuntos possam ser abordados e solucionados a partir de uma perspectiva inovadora, usando essas ferramentas para desenhar políticas públicas", explicou Sabóia.

O evento contou com a presença de Caio Werneck, consultor em Design e Inovação Pública que faz parte do programa Innovation Training, do Bloomberg Centro de Inovação Pública/Johns Hopkins University. Ele trouxe uma discussão sobre o processo de inovação para a base das políticas no setor público, como um convite para repensar a cidade. "Esse é um momento de trabalho de apoio da equipe que está trabalhando com a Bloomberg, de forma estimulante e interessante. Dos temas centrais que têm sido trabalhados pela Prefeitura de Fortaleza estão realmente ligados aos resíduos sólidos. A partir daqui podemos explorar e todo mundo deve expandir essa conversa, continuar esse projeto" enfatizou.

Representando a Secretaria da Juventude no evento, o secretário Davi Gomes ressaltou que a requalificação dos jovens já vem sendo trabalhada através da economia criativa, com projetos como o Juventude Digital, em parceria com a Citinova, além de cursos diversos realizados na rede cuca que atendem a área de criatividade e inovação. "Fizemos uma pesquisa no ano passado e vimos que os jovens mais queriam em termos e qualificação e essa área de tecnologia e economia Então está tudo conectado, e que o que a gente vai conversar hoje nesse primeiro café, acho que tem a acrescentar ainda mais ao nosso trabalho", disse.

Innovation Training 2022

Fortaleza foi uma das 13 cidades do mundo selecionadas pelo Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Johns Hopkins University, e, durante um ano, receberá capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas. No caso de Fortaleza, o foco será em resíduos sólidos e no programa Fortaleza Cidade Limpa.