3ª Conferência Municipal da Saúde Mental de Fortaleza discute a garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS

3ª Conferência Municipal da Saúde Mental de Fortaleza discute a garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS

06 de abril de 2022

Em meio ao cenário de agravamento das doenças psicológicas como consequência da pandemia, conforme apontam pesquisas realizadas em todo o País, o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), realiza a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental (CMSM), nesta quarta e quinta-feira (06 e 07/04).

 

Sediada no auditório João Frederico, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o evento tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Municipal e Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental no território nacional.

 

"Lançamos um olhar muito especial sobre a saúde mental no Sistema Único de Saúde. Recentemente, enviei mensagem para a Câmara Municipal autorizar a convocação de 58 profissionais de nível superior para a assistência a saúde mental e é mais do que importante que, nessa conferência, os especialistas possam debater sobre o assunto. Além disso, a Citinova, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, lançou o Mapa da Saúde Mental, mais uma ferramenta para que possamos trabalhar na construção de políticas públicas alternativas para melhor a assistência da população nessa área", pontuou o prefeito José Sarto, que participou da mesa de abetura da Conferência.

 

O tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” permitiu a convocação dos setores envolvidos com as políticas públicas e de todos aqueles com indagações e propostas sobre a saúde mental.

 

Conforme a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, a última conferência aconteceu em 2010, e além da atualização do debate, com a pandemia a saúde mental se torna uma pauta prioritária para a Prefeitura de Fortaleza. "São dois dias de evento, no qual será apresentado o cenário da Capital. A partir disso, os presentes poderão fazer reflexões e trazer propostas para ampliar e qualificar a assistência a saúde mental, trazendo maior qualidade para a rede municipal", detalhou.

 

Além disso, para Arildo Lima, gerente da célula de saúde mental da SMS, eventos como a Conferências de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de Saúde Mental, álcool e outras drogas. A discussão direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “A 3ª CNSM destacou-se por sua intersetorialidade, com participação de usuários, profissionais e gestores do campo da saúde e de outros setores”, afirmou.

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza e coordenador geral da 3ª CMSM, João Batista Gomes Leal, a 3ª edição é "um grande marco para a saúde psicossocial do município de Fortaleza”, ressaltou na abertura do evento.

 

Eleição dos delegados para a 4ª Conferência Regional de Saúde Mental

 

A expectativa é que 232 delegados participem da 3ª CMSM. Ao todo, 152 vagas para delegados são ofertadas para compor a delegação da 4ª Conferência Regional de Saúde Mental e serão escolhidas entre os presentes, nesta quinta-feira (07/04), após apresentação em grupo e discussão de propostas, distribuídas por quatro eixos:
- Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania
- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental
- Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.