06 de abril de 2022
Em meio ao cenário de agravamento das doenças psicológicas como consequência da pandemia, conforme apontam pesquisas realizadas em todo o País, o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), realiza a 3ª Conferência Municipal de Saúde Mental (CMSM), nesta quarta e quinta-feira (06 e 07/04).
Sediada no auditório João Frederico, da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), o evento tem como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Municipal e Estadual de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental no território nacional.
"Lançamos um olhar muito especial sobre a saúde mental no Sistema Único de Saúde. Recentemente, enviei mensagem para a Câmara Municipal autorizar a convocação de 58 profissionais de nível superior para a assistência a saúde mental e é mais do que importante que, nessa conferência, os especialistas possam debater sobre o assunto. Além disso, a Citinova, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, lançou o Mapa da Saúde Mental, mais uma ferramenta para que possamos trabalhar na construção de políticas públicas alternativas para melhor a assistência da população nessa área", pontuou o prefeito José Sarto, que participou da mesa de abetura da Conferência.
O tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” permitiu a convocação dos setores envolvidos com as políticas públicas e de todos aqueles com indagações e propostas sobre a saúde mental.
Conforme a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, a última conferência aconteceu em 2010, e além da atualização do debate, com a pandemia a saúde mental se torna uma pauta prioritária para a Prefeitura de Fortaleza. "São dois dias de evento, no qual será apresentado o cenário da Capital. A partir disso, os presentes poderão fazer reflexões e trazer propostas para ampliar e qualificar a assistência a saúde mental, trazendo maior qualidade para a rede municipal", detalhou.
Além disso, para Arildo Lima, gerente da célula de saúde mental da SMS, eventos como a Conferências de Saúde Mental contribuem para uma política de Estado de Saúde Mental, álcool e outras drogas. A discussão direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. “A 3ª CNSM destacou-se por sua intersetorialidade, com participação de usuários, profissionais e gestores do campo da saúde e de outros setores”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza e coordenador geral da 3ª CMSM, João Batista Gomes Leal, a 3ª edição é "um grande marco para a saúde psicossocial do município de Fortaleza”, ressaltou na abertura do evento.
Eleição dos delegados para a 4ª Conferência Regional de Saúde Mental
A expectativa é que 232 delegados participem da 3ª CMSM. Ao todo, 152 vagas para delegados são ofertadas para compor a delegação da 4ª Conferência Regional de Saúde Mental e serão escolhidas entre os presentes, nesta quinta-feira (07/04), após apresentação em grupo e discussão de propostas, distribuídas por quatro eixos:
- Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania
- Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental
- Política de saúde mental e os princípios do sus: universalidade, integralidade e equidade
- Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.