Prefeitura de Fortaleza inicia atividades do Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada

14 de junho de 2022

O Núcleo Multidisciplinar de Atenção Individualizada iniciou suas atividades na manhã desta terça-feira (14/06), no Paço Municipal. O lançamento do Núcleo faz parte da programação da VIII Semana do Bebê, que ocorre entre 13 e 17 de junho e tem como tema “Crianças Órfãs da Pandemia: Fortalecendo a rede de cuidados, proteção e garantia de direitos”. A reunião inicial contou com a orientação de Márcia Machado, pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Estratégia liderada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), o Núcleo integra secretarias da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Assistência Social, a Fundação da Família e da Criança Cidadã (Funci) e a Assessoria de Assuntos Institucionais na realização de cuidadoso diagnóstico e mobilização de ações e serviços para beneficiar crianças na primeiríssima infância (entre zero e 3 anos) que ficaram órfãs na pandemia da Covid 19.

O Núcleo atenderá inicialmente 127 crianças na primeiríssima infância mapeadas por meio de cruzamento de dados realizado pela Prefeitura. “É urgente conhecermos a realidade de cada uma das crianças que ficaram órfãs na pandemia e atuarmos para minimizar os impactos no bem estar delas,” afirma Patrícia Macedo, titular da Cespi. Ela destaca que a primeira infância é o período mais curto da vida e o que tem uma maior janela de possibilidades. Até agosto, todas as 127 crianças receberão uma visita da Prefeitura e o Núcleo entregará um diagnóstico completo.

Segundo Márcia Machado, o olhar multidisciplinar e intersetorial da Prefeitura para as famílias que estão acompanhando essas crianças órfãs da pandemia é fundamental para desenhar alguns modelos de intervenções que minimizem principalmente o sofrimento psíquico dessas crianças e a questão da segurança alimentar. "E para vermos como construir para essas famílias uma forma de vinculação para que elas possam dar suporte a essa criança (em situação de orfandade), que na sua primeira infância já tem traumas que vão ficar marcados para o resto da sua vida”, aponta.

Semana do Bebê

A Semana do Bebê foi criada em 2000 com o objetivo de tornar a Primeira Infância prioridade na agenda dos municípios brasileiros, que devem assegurar aos bebês o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, garantindo, assim, a sobrevivência e o seu pleno desenvolvimento. Com o apoio do Unicef, o evento vem sendo realizado em Fortaleza, de forma sistemática, desde 2014.