Prefeitura de Fortaleza requalifica iluminação na Avenida Santos Dumont

05 de abril de 2022

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), executou melhorias de iluminação da Avenida Santos Dumont, substituindo cerca de 300 equipamentos ao longo de 2,5 quilômetros da via, entre a rua José B. Vasconcelos e a Avenida Dioguinho. Algumas estruturas, pela proximidade com a Praia do Futuro, estavam danificadas pela força do tempo e da maresia do local, que é classificada como a mais forte do Brasil e a segunda do mundo.

No trecho, foram instaladas cerca de 200 luminárias novas, 89 suportes e 27 postes de iluminação, de janeiro a abril.

Iluminação branca

Fortaleza passa por modernização do Parque de Iluminação Pública, atualmente, com quase 96% dele composto por luz branca: HID ou LED, dando maior segurança e comodidade aos fortalezenses em espaços públicos. Só no início deste ano, 297 pontos foram modernizados, com a troca de luz amarela pela branca, e 122 pontos novos foram instalados.

“A Prefeitura de Fortaleza e a SCSP vem trabalhando com muito afinco no que diz respeito à iluminação da Cidade, buscando deixar Fortaleza cada vez mais iluminada e moderna, proporcionando não só segurança, mas bem-estar aos cidadãos e aos turistas que visitam nossa capital”, destacou o secretário da SCSP, Ferruccio Feitosa.

Como parte do trabalho de modernização na Avenida Santos Dumont, a Prefeitura substituiu lâmpadas de tecnologia High Intensity Discharge (HID) pela LED, com alta eficiência luminosa, capaz de suportar as mais severas condições meteorológicas, e de fácil manutenção. Para promover o reaproveitamento, as lâmpadas retiradas em boas condições de uso serão realocadas em outros pontos da Capital com maior necessidade, como aqueles onde ainda há iluminação amarela, uma vez que a lâmpada HID é de luz branca e, portanto, de melhor qualidade.

“É uma obra de grande importância para a capital de Fortaleza, trazendo modernidade, eficiência energética e sustentabilidade. A tecnologia LED gera uma economia que pode chegar a 70% na conta de energia do Município com iluminação pública. E com essa eficiência energética, o LED deixa de lançar uma significativa quantidade de CO2, gás causador do efeito estufa, na atmosfera”, salientou o coordenador de Iluminação Pública da SCSP, Cândido Neto.

De acordo com ele, o LED também permitiu revolucionar o controle da iluminação pública, facilitando a introdução da interatividade no monitoramento remoto dos parques de iluminação, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos fortalezenses.

Entre as principais obras recentes de iluminação da Cidade, estão: requalificação da Beira-Mar, incluindo projeto especial do Polo de Artesanato da Beira-Mar (feirinha), Cidade das Crianças, Complexo Cultural Estação das Artes Belchior e seu entorno, e Praça Coração de Jesus, no Centro.