09 de junho de 2022
A Prefeitura de Fortaleza recebeu visita de acadêmicos do Programa de Imersão Subnacional do curso de Graduação em Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na quinta-feira (09/06), foi apresentado a estrutura administrativa da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), bem como seus projetos estratégicos e principais desafios, com foco na área de auditoria, controle interno, transparência, ouvidoria e governança.
Durante a semana, os alunos, oriundos de São Paulo, participaram de encontros com gestores municipais, que apresentaram as atividades desenvolvidas em suas pastas além das políticas públicas implementadas na Capital. As informações irão subsidiar os graduandos na elaboração do plano de ação com propostas de melhorias ou novas soluções para o município de Fortaleza, com direcionamento para as seguintes áreas: assistência social, desenvolvimento urbano e ambiental, além de educação e núcleo de governo (planejamento, finanças e administração).
Para a secretária chefe da CGM, Christina Machado, a visita traz ganhos para a gestão municipal. "A realização de momentos como esse, supervisionado por uma instituição de renome nacional como a Fundação Getulio Vargas, vem enriquecer ainda mais a gestão municipal, pois com base no conhecimento compartilhado, temos a oportunidade prospectar novas ideias e sugestões para as políticas públicas já implementadas em Fortaleza", destacou a secretária.
A supervisora e doutoranda em Administração Pública e Governo da FGV, Rayane Rodrigues, ressaltou a importância da visita. “Estamos tendo acesso a políticas públicas consideradas inovadoras, diante da diversidade que é o Brasil. E conhecer na prática, fora do ambiente acadêmico de graduação e de doutorado, vai permitir um aprendizado ainda maior aos alunos, e elevar o desafio que é a construção do plano”, informou Rayane.
A graduanda Ana Clara Frussa destacou o envolvimento entre as políticas municipais desenvolvidas em Fortaleza. “O alinhamento do governo foi algo que mais me chamou a atenção. As pautas foram muito bem apresentadas e ficaram claras as prioridades e isso trata-se de uma atividade muito difícil de estabelecer. Toda essa coesão em torno da administração pública, com um trabalho em rede envolvendo todos os órgãos, e mesmo diante dos desafios que vicencia o Brasil, o município consegue inovar e fazer trabalho excepcionais”, frisou Clara.
Foram visitadas a Secretaria de Governo, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Coordenadoria Especial de Programas Integrados, a Fundação da Criança e da Família Cidadã e a Coordenadoria Especial de Participação Social.