Em Baltimore, Sarto apresenta ações de Fortaleza no programa Innovation Training, do Bloomberg Centro de Inovação Pública

13 de julho de 2022

Durante missão em Baltimore, nos Estados Unidos, o prefeito de Fortaleza reuniu-se com gestores do Bloomberg Centro de Inovação Pública, da Johns Hopkins University, para atualizar informações sobre a participação do Município no programa Innovation Training, realizado pela instituição. Fortaleza foi uma das 13 cidades selecionadas para integrar a iniciativa e está recebendo capacitação com consultoria, treinamento e troca de experiências voltadas para a inovação em políticas públicas.

“Através do Laboratório de Inovação de Fortaleza, o Labifor, que é um compromisso meu de campanha, estamos construindo uma cultura de inovação, que tem nos ajudado a elaborar políticas públicas eficientes para a solução de problemas urbanos. E a consultoria do Bloomberg Centro de Inovação Pública tem sido fundamental para cumprirmos essa missão, engajando a população”, afirmou o prefeito José Sarto.

O programa, que tem duração de dez meses sem custo, tem oferecido um currículo de inovação de última geração, que ensina a abordagem de inovação pública por meio de estudos de caso, palestra, experiência prática e compartilhamento; aplicação da abordagem de inovação ao problema escolhido; e relacionamento com uma rede de suporte composta por cidades com programas de inovação bem-sucedidos no mundo. A Citinova coordena o programa em Fortaleza.

Participaram do encontro com o prefeito José Sarto, em Baltimore, a diretora executiva do Bloomberg Center for Public Innovation na Johns Hopkins University (BCPI), Amanda Daflos, a diretora de Prática Acadêmica, Francisca Rojas, e o diretor de Práticas de Inovação da instituição, Justin Entisminger. Representando a Prefeitura, também esteve na reunião a coordenadora executiva de Assuntos Institucionais, Joana Nogueira.

“Estamos muito satisfeitos que você faça parte do programa de treinamento em inovação. Também estamos orgulhosos do que vocês têm feito na gestão de resíduos em Fortaleza e eu mal posso esperar para ver tudo que virá em seguida”, afirmou Amanda Daflos.

Durante o encontro, Sarto destacou iniciativas da Prefeitura de Fortaleza executadas pela Citinova, através do Labifor, como o projeto Parada Segura, os Microparques Urbanos, Ecopontos, entre outros. “O diálogo foi muito proveitoso e vamos trabalhar fortemente para ampliar ainda mais nossas parcerias com a instituição”, enfatizou.