24 de março de 2022
Representantes do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), estão em Curitiba participando de um encontro de troca de experiências com cidades e regiões selecionadas pelo Programa IURC Latin America (International Urban and Regional Cooperation), da União Europeia. Além de Fortaleza, estão presentes Mar del Plata (Argentina), Piura (Peru), Puerto Montt (Chile), Silésia (Polônia), Manaus e Paraná (Brasil). Os representantes desses países também estão participando da 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022, que deve reunir 10 mil pessoas de 30 nacionalidades até amanhã na capital do Paraná.
A coordenadora do Labifor, Taís Costa, explica que o encontro promovido pela União Europeia tem o objetivo de estimular a troca de informações e experiências entre as diferentes cidades e regiões em busca de novas soluções para os problemas urbanos. "Nós apresentamos como o Labifor trabalha, mostrando como a inovação, a tecnologia e a análise de dados estão presentes nos projetos de Fortaleza, como os Microparques, o Ponto do Entregador e o Parada Segura", afirma.
Em relação à parceria com a União Europeia, Taís Costa diz que Fortaleza foi selecionada no ano passado para desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável, com foco em economia circular e resíduos sólidos, com a cidade alemã de Essen.
Fortaleza cidade inteligente
Fortaleza ocupa o primeiro lugar no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes 2021, elaborado pela consultoria Teleco e divulgado em novembro de 2021 pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). Já em relação às 100 maiores cidades do país, a capital cearense ficou em terceiro lugar, atrás de Uberlândia e Campo Grande.
No Ranking Connected Smart Cities, Fortaleza é a segunda cidade do Nordeste com os melhores indicadores e a 22ª do Brasil. Divulgado em setembro do ano passado, o ranking analisou 677 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.