14 de fevereiro de 2022
A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, o seminário de lançamento do Observatório de Juventude de Fortaleza, criado a partir de decreto, em 2021. A iniciativa tem como missão pesquisar, registrar, sistematizar e divulgar dados, informações e indicadores sobre a juventude, atuando como uma ferramenta da ciência da informação e como instrumento de planejamento e gestão estratégica para a formulação de políticas públicas. O lançamento ocorre nesta terça-feira (15/02), às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).
De acordo com o prefeito José Sarto, o Observatório da Juventude cumpre um importante papel de realizar pesquisas que irão subsidiar políticas públicas na nossa cidade. “Com as informações levantadas pelo observatório, poderemos elaborar ações que estimulem a inserção dos nossos jovens no mercado de trabalho, incentivem o empreendedorismo e promovam a inclusão social”, enfatiza o prefeito.
“O observatório é um grande instrumento de informação e de dados sobre as juventudes de Fortaleza. Através dele, nós tentamos buscar essas referências sobre jovens de 15 a 29 anos, especialmente questões relacionadas ao mercado de trabalho. Assim, podemos pensar e desenvolver ações voltadas para esse público”, pontua o secretário da Juventude Davi Gomes.
A instituição atua nas seguintes frentes: desenvolvimento de estudos, pesquisas e metodologias; identificação e sistematização de informações estratégicas sobre juventude; gestão de redes e parcerias; formação de novos pesquisadores; desenvolvimento de projetos especiais voltados aos jovens e captação de recursos e sustentabilidade.
Para o cumprimento das suas finalidades, o Observatório de Juventude atua de forma articulada e integrada com organizações e agentes governamentais, atores do setor privado, especialistas no tema juventude, pesquisadores e comunidade acadêmica, representantes da juventude e sociedade em geral. “É uma plataforma que conta com várias parcerias, agregando informações diversas sobre jovens. A ideia é que pesquisadores também possam nutrir essa plataforma com novas informações. Quem tem uma pesquisa, dados sobre a juventude, vai poder compartilhar”, ressalta o secretário.
A iniciativa contará com portal na internet e uma sala no Cuca Pici - equipamento que será inaugurado em breve. No lançamento, será apresentada a plataforma on-line do Observatório, bem como suas funcionalidades. Serão apresentados, também, os resultados das pesquisas “Juventude e Mercado de Trabalho em Fortaleza” e “Mapeamento de Coletivos e Grupos Juvenis”.
O Observatório de Juventude de Fortaleza foi instituído pelo Decreto Municipal n.º 15.083, de 12 de agosto de 2021, como uma unidade vinculada à Secretaria Municipal da Juventude.