Sarto participa da inauguração da primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública

01 de abril de 2022

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, participou da inauguração da primeira etapa do Centro Integrado de Segurança Pública Paulo Bonavides (Cisp) nesta sexta-feira (01/04). O Cisp, localizado no bairro Aeroporto, é um novo equipamento do Governo do Estado e tem por objetivo integrar as sedes e as operações de diversos órgãos e núcleos da segurança pública do Estado.

Na ocasião, o prefeito José Sarto celebrou o novo empreendimento e relembrou que Fortaleza já conta com uma iniciativa de integração semelhante realizada em conjunto com outros municípios da região metropolitana. “Este Centro Integrado auxilia bastante a segurança da capital. Meses atrás, eu e os demais prefeitos decidimos também por integrar as Guardas Municipais da região metropolitana. Já existe entre elas toda uma articulação fluida na aquisição de equipamentos e treinamento. Assim, a integração proposta por este novo centro, com certeza, irá beneficiar muito a todos.”, comentou.

O Cisp abrigará as sedes administrativas de diferentes esferas de atuação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Governo do Estado (SSPDS), visando maior eficiência administrativa, operacional e logística. Nesta sexta-feira, foram inauguradas as estruturas físicas do Centro de Convivência e da nova sede do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE).

O Governador do Ceará, Camilo Santana, comentou que o Cisp faz parte de um longo percurso de melhorias realizadas na segurança pública do estado e frisou o caráter inovador do empreendimento. “Este será o mais moderno e completo Centro Integrado de Segurança do Brasil, e iremos oferecer o melhor para nossos profissionais. Temos um objetivo: trabalhar para garantir maior segurança para todo o povo do Ceará e de Fortaleza”, relatou Camilo.

Durante a inauguração, o titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), cel. Eduardo Holanda, também apontou que o novo Centro Integrado é um ganho para o Governo do Estado e para Fortaleza. “O Cisp é uma forma das forças que integram a Segurança Pública se aproximarem, é bom para o estado e para o povo de Fortaleza, já que está localizado na nossa cidade. O Estado e a Prefeitura têm uma parceria de muitos anos, e nós trabalhamos a segurança de força integrada, já que a Guarda Municipal tem um papel importante no auxílio da segurança de todos”, comentou.

O projeto do Cisp é desenvolvido pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). O investimento para a construção do novo complexo é de R$ 155 milhões, com recursos oriundos do Tesouro do Estado. Além do Centro de Convivência e do Corpo de Bombeiros Militar, o Cisp integrará as novas sedes da SSPDS, da Polícia Militar (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Centro Integrado de Inteligência, e terá interligação com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)

O Cisp possui uma área aproximada de 35 mil metros quadrados. O projeto inclui as novas sedes governamentais e serviços de urbanização e paisagismo, com a manutenção de zonas verdes, a implantação de academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedo-praça e areninha.