JD Festival: oficinas de prototipação e programação estão com inscrições abertas

25 de agosto de 2022

O programa Juventude Digital, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), está com inscrições abertas para as oficinas de imersão do Juventude Digital Festival. Realizadas em parceria com NormaLabs, Rocketseat, e Sebrae, as oficinas irão desenvolver protótipos e pequenos projetos nas linguagens HTML/CSS, Python e JavaScript no segundo dia do evento. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do Juventude Digital.

São 20 vagas para três oficinas de programação e 10 vagas para quatro oficinas de prototipagem. Como as vagas são limitadas, a participação se dará por ordem de chegada no espaço Carreiras do JD Festival.

Oferecidas pelo Sebrae, as oficinas de prototipação se iniciam às 14h, cada uma com duração de 30 minutos, onde os participantes vão aprender a dar vida às suas ideias. Já as oficinas de programação começam às 10h30 com a criação de um site em HTML/CSS com a Rocketseat. Às 13h30, o NormaLabs vai desenvolver com os participantes um projeto em python e, às 16h30, eles comandam uma imersão em react-native usando JavaScript. A carga horária das oficinas de programação é de 2h.

JD Festival

O JD Festival, realizado em uma parceria com a Jangadeiro, terá uma programação voltada para a inserção dos jovens no mercado de tecnologia com uma feira de empregabilidade, palestras e rodas de conversa, além de apresentações musicais, espaços interativos de jogos, oficinas, competições e sorteios.

A Prefeitura de Fortaleza vai disponibilizar no primeiro dia do evento, sábado (27), duas rotas de ônibus para levar os jovens até o Centro de Eventos. Os dois ônibus vão sair do Cuca Mondubim em dois horários, 10h e 14h. Uma das rotas segue para os Cucas Pici e Barra e a outra para os Cucas José Walter e Jangurussu. O retorno está programado para dois horários, 12h e 18h.

Juventude Digital

O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e que já capacitou cerca de 3.600 jovens em 2021. É coordenado pela Citinova e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação. Este ano o programa tem a meta de alcançar 12.500 jovens entre os três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais.

Serviço:
Juventude Digital Festival
Data: 27 e 28/08 (sábado e domingo)
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)
Inscrições: site do Juventude Digital

Oficinas