Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de programação e design

22 de abril de 2022

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), abre inscrições para novas turmas da Escola Jovens Programadores e da Escola Jovens Designers. Ao todo, serão selecionados 160 jovens para atuar na área de programação e design. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do site Juventude Digital, até terça-feira (26/04). O programa também é fortalecido com o Projeto Fortaleza Cidade Criativa do Design da Unesco.

Ficha de inscrição

Edital

Poderão concorrer às vagas jovens com idade entre 15 e 29 anos, que residam no município de Fortaleza. Os candidatos serão selecionados por meio de prova de raciocínio lógico e conhecimentos de informática para a Escola Jovens Designers, e prova de raciocínio lógico para a Escola Jovens Programadores. Os exames serão realizados em plataforma on-line, no dia 28 de abril, às 12h, com duração de até 90 minutos.

O resultado final será divulgado em 4 de maio no site Juventude Digital e no Portal da Juventude. As aulas remotas terão início em 12 de maio, e vão ocorrer no período noturno, de terça a sexta-feira, de 19h às 22h, na plataforma Google Meet.

Para a realização do curso, os candidatos devem possuir computador com memória RAM (mínimo de 8GB, desejável 16GB); espaço livre no disco rígido (HD) de, no mínimo, 4 GB; placa de vídeo (desejável); câmera e microfone; conexão com internet; acesso ao aplicativo de mensagens de texto WhatsApp e à plataforma Google Meet, além de endereço de e-mail válido. Além disse, em específico para a Escola Jovens Designers, também é preciso ter computador com processador (mínimo Intel Dual Core / AMD Dual Core, desejável Quad Core).

Sobre a Escola Jovens Programadores (Java)

A Escola Jovens Programadores visa preparar os jovens para atuar profissionalmente na área de Tecnologia da Informação, voltada para a linguagem de programação Java, por meio de uma formação continuada e de qualidade. Além disso, incentiva o protagonismo juvenil e promove a autonomia por meio da experimentação de novas possibilidades e experiências.

Sobre a Escola Jovens Designers

A Escola Jovens Designers tem como objetivo apresentar o design como uma importante área do conhecimento e que, assim sendo, traz possibilidades efetivas de atuação profissional em diferentes nichos do mercado. Também é objetivo da Escola ensinar a “Pensar” Design e a “Fazer” Design através de módulos independentes, porém interconectados, com uma visão moderna e prática. As temáticas definidas preparam o jovem para solucionar problemas criativos vivenciados no cotidiano da profissão, problemas reais, entre outros tópicos que compõem o processo formativo, procurando, sempre, incentivar o protagonismo juvenil e promover a autonomia dos jovens através da experimentação de novas possibilidades e experiências.

Juventude Digital

As Escolas Criativas integram a grade de cursos do Juventude Digital. Coordenado pela Citinova, o Juventude Digital é uma política pública permanente que tem como objetivo a inclusão digital de jovens através da capacitação e formação de profissionais na área de tecnologia.

A coordenadora do Juventude Digital, Ianna Brandão, conta que o retorno de ex-alunos tem sido positivo, então as expectativas para as novas turmas são as melhores. “As Escolas são uma oportunidade de desenvolvimento e de profissionalização em um curto espaço de tempo e isso é muito relevante. Temos dois temas que são super atuais e demandados pelo mercado, desenvolvidos por profissionais qualificados e super interessados no aprendizado dos nossos alunos. Além de tudo isso, as Escolas são muito práticas, os alunos e alunas que concluem o curso, ao final, já saem com um projeto desenvolvido, o seu primeiro projeto desenvolvido, em que eles podem levar isso pra uma entrevista de emprego”, explica.

Em 2021, o JD capacitou 3.600 jovens nos três eixos de atuação: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais.

Edital para a Escola Jovens Designers e Escola Jovens Programadores
Período de inscrição: 22 a 26 de abril