Programa Observatório da Educação oferta 20 novas vagas de mestrado para profissionais da Rede Municipal

Programa Observatório da Educação oferta 20 novas vagas de mestrado para profissionais da Rede Municipal

26 de abril de 2022

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou, na segunda-feira (25/04), edital com vagas de mestrado direcionadas aos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino, por meio do Programa Observatório da Educação. As inscrições seguem até sexta-feira (29/04).

Para a seleção, serão ofertadas 20 vagas de mestrado, que estão distribuídas em dois programas de pós-graduação do IFCE, sendo dez para o Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES) e dez para a Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF).

Podem participar da seleção os profissionais que compõem o quadro efetivo do grupo magistério nas funções de professor, supervisor, orientador educacional e técnicos em educação que atuam nas diversas instâncias da SME.

Este é o segundo edital - de três previstos para este ano - que serão lançados por instituições cearenses de ensino superior em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). Em fevereiro passado, foram ofertadas 89 vagas em edital lançado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A publicação dos editais totaliza 109 vagas ofertadas pelo Observatório, somente este ano.

Ao todo, os convênios estabelecidos com as universidades ofertarão 300 vagas, até 2024. A estratégia de incentivo aos estudos e valorização profissional faz parte da ação da Prefeitura que deve criar 1.000 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação, conforme plano de governo do prefeito Sarto. O restante das vagas será viabilizado pelo financiamento de programas de pós-graduação.

Observatório da Educação

O Observatório da Educação (Lei 11.207/2021) tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos. A disponibilização das vagas é fruto do Protocolo de Intenções com universidades cearenses, assinado pelo Prefeito e reitores em outubro passado.

Financiamento

Além das vagas ofertadas pelo Observatório, outras 700 serão possibilitadas pelo financiamento de programas de pós-graduação para os servidores do magistério de Fortaleza (Lei 11.199/2021), totalizando assim 100 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação de Fortaleza.

Ao todo, por meio do programa de financiamento, serão beneficiados 700 servidores (600 com curso de mestrado e 100 com curso de doutorado), até 2024. Para este ano, serão 120 vagas.

A Prefeitura financiará 90% da mensalidade até o limite de R$ 1.500,00 para cursos de mestrado e R$ 2.200,00 para cursos de doutorado. O acesso ao benefício já está disponível. Para isso, o profissional de magistério de Fortaleza deve entrar com um processo administrativo no SPU – Virtual.

Edital e mais informações

Mais informações sobre o programa Observatório da Educação e financiamento de programas de pós-graduação: 3459-6859.