Fortaleza vence prêmio internacional com projeto Microparques Urbanos

16 de outubro de 2022

A Prefeitura de Fortaleza venceu o prêmio internacional AIPH World Green City Awards 2022, em evento realizado nessa sexta-feira (14/10), na Província de Jeju (Coreia do Sul), com o projeto Microparques Urbanos. A premiação é realizada pela International Association of Horticultural Producers (AIPH), organização internacional especializada em cultura verde em todo o mundo, para a promoção de ambientes de sintonia entre as plantas e as pessoas.

O projeto intitulado Transforming degraded land into Urban Micro Parks (Transformando Áreas Degradadas em Microparques Urbanos em tradução livre) ficou em primeiro lugar na categoria Living Green for Health and Wellbeing, em meio a iniciativas de todo o mundo. Além do prêmio, Fortaleza também recebeu o chamado Highly Commended, um reconhecimento por conta das práticas desenvolvidas de respeito ao meio ambiente.

A construção de Microparques Urbanos faz parte de uma política sólida e crescente da Prefeitura de Fortaleza, de valorização dos espaços verdes, em sintonia com as áreas construídas, com atuação de diversas pastas, como a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo (Urbfor), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).

A ampliação de espaços públicos que valorizam esporte, educação, cultura e lazer são prioridades da atual gestão, que já promoveu transformações no Parque Rachel de Queiroz, no Parque do Passaré e na Cidade da Criança, além de outros espaços que estão em fase de execução. Até o fim de 2024, Fortaleza ganhará mais 30 microparques em regiões estratégicas, beneficiando os moradores, especialmente as crianças.

Sobre os Microparques Urbanos

Os Microparques Urbanos são espaços requalificados que valorizam as características de cada região onde são implantados, valorizando a cultura e o uso feito pelos moradores dos lugares contemplados.

Fortaleza tem dois projetos implantados e entregues à população entre 2020 e 2021, em parceria com a Rede Urban 95 e o Instituto Alana: o Microparque da José Leon, na Cidade dos Funcionários, e o Microparque do Seu Zequinha, na Barra do Ceará