Aulas presenciais: Fortaleza recebe 600 kits para prevenção da Covid-19 nas escolas

03 de setembro de 2021

O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, entregou, na tarde desta sexta-feira (03/09), 600 kits com materiais de sinalização para as escolas municipais. Os kits, que contam com cartazes e adesivos informativos de prevenção à Covid-19, foram recebidos pela secretária municipal de Educação, Dalila Saldanha.

"Nesse contexto de retomada das aulas presenciais, um dos protocolos é essa comunicação para ajudar no processo educacional dentro das escolas, de demarcação de espaços, alertas para o uso de máscara e materiais educativos para os estudantes. Isso tudo feito de forma lúdica, que é uma característica do material que estamos recebendo", afirma a secretária Dalila Saldanha.

O material foi desenvolvido por meio da Parceria por Cidades Saudáveis (Partnership for Healthy Cities), apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde e a Vital Strategies. A Parceria é uma rede de 70 cidades ao redor do mundo que atua na prevenção de doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares crônicas, câncer e lesões. Com a pandemia, expandiu o apoio fornecendo ferramentas e informações para medidas de prevenção e mitigação da Covid-19.

Rastreio Covid

Além de sinalizar e adequar a estrutura das escolas, a Prefeitura de Fortaleza vai monitorar casos positivos de Covid na rede municipal de ensino e rastrear todos os que tiverem contato com os infectados. O sistema Rastreio Covid Fortaleza, desenvolvido pela Citinova, em parceria com a Secretarias da Saúde e da Educação, também por meio da Parceria por Cidades Saudáveis, tem como objetivo conter surtos e evitar novas ondas de transmissão da doença, além da coleta de dados para tomada de decisões.

"É fundamental unir tecnologia e inovação em benefício de toda a comunidade escolar. O projeto piloto vem sendo testado desde o ano passado e já monitorou mais de 26 mil casos em Fortaleza", afirma o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.