No segundo dia de reunião com secretariado, Sarto destaca ações em saúde e segurança no trânsito

21 de abril de 2022

No segundo dia de reunião com o secretariado, no Cuca do Pici, nesta quinta-feira (21/04), o prefeito José Sarto destacou o avanço da imunização contra a Covid-19, com mais de 5,7 milhões de doses aplicadas, entre primeira, segunda, terceira e quarta doses. Sarto anunciou ainda que, em breve, entregará o Gonzaguinha do José Walter e reforçou compromisso com o mutirão de cirurgias eletivas, que deve ser lançado no mês de maio.

"Só pudemos nos reunir dessa maneira aqui hoje por conta do alto índice de vacinação. Com o arrefecimento da pandemia, nossa ideia é tornar essas reuniões mais frequentes, pragmáticas e objetivas, observando as críticas e as sugestões para sairmos com novas ideias e estimulados para transformar os desafios em conquistas", ressaltou o prefeito ao início dos trabalhos.

A reunião do secretariado tem por objetivo o compartilhamento de balanços de projetos e políticas públicas das pastas municipais, definição de prioridades e sistematização de ações e novos projetos para Fortaleza.

Durante a reunião, o prefeito Sarto celebrou o trabalho do secretariado, apontando o avanço em políticas intersetoriais para Fortaleza.

"Parabenizo todo o secretariado pelo trabalho realizado, apresentando ideias e prestando contas das suas pastas. Estamos conscientes do desafio que é gerir Fortaleza na parte de saúde, mobilidade, inovação e em outras áreas. Esse é um momento muito bom para pensarmos a nossa cidadede maneira integrada", comentou.

Saúde

Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), celebrou o alto volume de vacinação contra a Covid-19 na capital. A secretária frisou ainda que Fortaleza conta hoje com 190 equipamentos de saúde geridos pela Prefeitura, sendo que 27 destes funcionando 24h por dia.

Na parte da atenção básica de saúde, Ana Estela anunciou que Fortaleza conta com maior cobertura entre as capitais do Nordeste, com capacidade para atender 81% da população geral.

A secretária destacou ainda que, com o quadro epidemiológico mais favorável, o principal esforço da SMS será a realização de um mutirão da saúde básica e de cirurgias eletivas, visando atender demandas que ficaram reprimidas durante a pandemia.

Esporte e lazer

Ozires Pontes, secretário municipal de Esporte e Lazer (Secel), comentou que o estádio Presidente Vargas (PV) está passando obras de requalificação, recebendo a uniformização do gramado e reestruturação de áreas internas e externas. Já o ginásio Paulo Sarasate está recebendo obras de acessibilidade.

O secretário continuou destacando os programas sociais como o Atleta Cidadão, maior projeto de esportes da Prefeitura, que atinge mais de 9000 jovens em 150 localidades de Fortaleza.

Além do Atleta Cidadão, a Prefeitura promove os programas Bolsa Esporte, para financiamento de atletas, e Esporte sem Limites, que visa promover bem-estar e cidadania para atletas paralímpicos.

Ozires Pontes anunciou que a pasta estuda a implantação de mais três programas: o Longevidade, que visa promover a prática de esportes e atividades lúdicas para adultos e idosos; o Virando o Jogo, programa de acompanhamento e promoção de esportes para egressos do sistema prisional e de centros socioeducativos; e a extensão da CopArena para categorias de base, atendendo crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos.

Mobilidade urbana

Na área da mobilidade urbana, Antônio Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), e David Cavalcante, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), celebraram as melhorias no trânsito da Capital e anunciaram a ampliação de políticas públicas.

Antônio Silva compartilhou que Fortaleza está no sétimo ano consecutivo de redução de acidentes de trânsito com vítimas fatais. Apenas entre 2020 e 2021, a Capital reduziu o índice em 4,7%. O titular da AMC, destacou ainda que a pasta irá ampliar os programas de pilotagem segura para motociclista e ciclistas, além de promover duas vezes por mês o curso de educação permanente no trânsito.

David Cavalcante apontou que, em 2021, foram criadas cinco novas rotas de transporte coletivo na capital. O titular da Etufor compartilhou que planeja trocar todos os pontos de embarque de concreto para pontos metálicos até o final de 2023, e que 90 novos ônibus estão previstos para entrega até o início do segundo semestre de 2022.

Gestão

Christina Machado, secretaria-chefe da Controladoria Geral do Município (CGM), anunciou a integração dos sistemas de contrato e o Diário Oficial do Município, além da integração dos sistemas de ouvidoria. Já Marcelo Pinheiro, titular da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), anunciou a ampliação do Fortaleza Digital, com o objetivo de unificar mais de 200 serviços realizados pela Prefeitura em uma única plataforma.

No primeiro dia da Reunião do Secretariado, a atual gestão apresentou que já concluiu 34% do Plano de Governo. Além disso, o prefeito José Sarto anunciou o programa Prefeitura Itinerante, que visa o acompanhamento localizado de demandas nos bairros dA Capital. O Fortaleza Itinerante está previsto para iniciar no mês de maio, sendo realizado em conjunto com as regionais e secretarias municipais.