Juventude Digital está com novas oportunidades de cursos e estágios

02 de setembro de 2022

O programa Juventude Digital, coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), está com vagas de estágio nos editais Juventude Digital - Jovens Talentos e Bolsa Jovem - JD no Controle, além de uma nova leva de cursos livres disponíveis no portal do JD.

O edital Juventude Digital - Jovens Talentos, voltado para jovens, de 15 a 29 anos, que tenham se formado ou estejam se formando em algum curso do JD, dispõe de 250 vagas com bolsas de R$ 450, R$ 550 e R$750 para níveis médio, técnico e superior, respectivamente. As inscrições devem ser realizadas via e-mail até sexta-feira (09/09) e os jovens selecionados vão ser direcionados para atuar em diversos órgãos e entidades da Prefeitura de Fortaleza. O edital completo pode ser acessado no portal do JD.

Em parceria com a Controladoria e Ouvidoria do Município (CGM) e a Secretaria da Juventude, o Juventude Digital também está com 50 vagas disponíveis no edital Bolsa Jovem, com inscrições até o dia 05/09, destinadas ao programa JD no Controle com bolsas de R$ 300. As inscrições são através do Portal da Juventude.

Cursos

Além das oportunidades de estágio, o JD está com inscrições abertas para os novos cursos de 2022 que incluem novas temáticas criadas a partir de sugestões dos próprios alunos. Os cursos disponíveis são: Aprendendo a Lógica de Programar; Introdução a programação com Java; Programação web com HTML/CSS; Programação web com JavaScript; Python para análise de dados; User Experience - Ux; Venha criar sua startup ou empresa; Marketing Digital. As aulas têm início a partir do dia 05 de setembro de forma remota.

“Além dos cursos que o JD já ofertava, como Introdução à lógica de programação e Introdução à programação HTML/ CSS, a gente criou cursos novos. Então, além de continuar na linha de trazer os alunos para área de tecnologia por meio dos cursos mais iniciais, a gente vai avançar com cursos mais específicos em algumas linguagens de programação”, afirma a coordenadora do Juventude Digital, Marisa Leitão.

Todos os cursos são gratuitos e voltados para jovens de 15 a 29 anos, as inscrições vão até esta sexta-feira (02/09) e estão disponíveis no portal do JD.

Juventude Digital

O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e que já capacitou cerca de 3.600 jovens em 2021. É coordenado pela Citinova e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação. Este ano o programa tem a meta de alcançar 12.500 jovens entre os três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais.

Jovens Talentos - JD
Inscrições até sexta-feira (09/09) via e-mail: selecao.jd@citinova.fortaleza.ce.gov.br
Acesse o edital

Bolsa Jovem