Rede Cuca realiza atividades educativas em alusão ao Dia Internacional da Reciclagem

17 de maio de 2022

Nesta terça-feira (17/05), Dia Internacional da Reciclagem, a Rede Cuca, através do programa Cuca Ambiental, realizou uma manhã de atividades educativas sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente, do descarte correto dos resíduos recicláveis e sobre como realizar o manejo seguro dos materiais. A programação contou ainda com a oferta de serviços de saúde gratuitos para a população, como verificação da pressão arterial, testes de glicemia e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da distribuição de preservativos. Toda a ação aconteceu na sede da Rede de Catadores e Catadoras de Resíduos Recicláveis do Ceará, localizada no bairro João XXIII.

A coordenadora de meio ambiente e sustentabilidade da Rede Cuca, Clarice Araújo, destaca o impacto que as ações que o Cuca Ambiental traz para a comunidade envolvida. “Nós desenvolvemos várias ações que incentivam a educação ambiental. É cada vez mais necessário estarmos atentos para essa questão, pois isso tem reflexo imediato no nosso planeta. Estamos falando de pontos fundamentais, de como nós podemos reduzir o uso de plástico e ter atitudes diárias que contribuem com a preservação ambiental. Além de pensar nas nossas atitudes, hoje estamos pensando em como fortalecer o trabalho de quem atua com a reciclagem na nossa cidade e no nosso estado”, ressalta Clarice.

“É muito importante os catadores estarem inseridos nessas políticas públicas de assistência à categoria. Principalmente porque a gente vive num desafio sobre como fazer um descarte correto do lixo. Quanto mais se descarta, maior a necessidade dos catadores terem proteção e orientação para realizar o trabalho da maneira correta”, afirma o presidente da Rede de Catadores, Cícero Sousa.

Cineminha ecológico

As crianças também não ficaram de fora. Enquanto os pais participavam das atividades, os pequenos assistiram a um vídeo educativo sobre o que é reciclar e como ter essa iniciativa no dia a dia. O cineminha contou com pipoca e refrigerante e, para terminar, ainda tiveram uma oficina para aprender a fazer brinquedos de materiais recicláveis. Quem gostou bastante do momento foi a pequena Maria Juliane, de apenas 5 anos. “Eu aprendi que eu tenho que jogar lixo na reciclagem e também eu aprendi a fazer brinquedos", contou Juliane.

No último sábado (14/05), gestores e jovens voluntários do Cuca Ambiental estiveram na sede da Rede de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos Recicláveis do Ceará para dar início a uma parceria com associações de catadores e catadoras, com o objetivo de promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida desses profissionais e que visem tornar Fortaleza uma cidade cada vez mais pautada pela sustentabilidade.

O Cuca Ambiental é um programa da Rede Cuca, política pública para a juventude da Prefeitura de Fortaleza, executado por meio da Secretaria Municipal da Juventude.