Juventude Digital realiza maratona de desenvolvimento de games neste fim de semana

28 de outubro de 2021

O programa Juventude Digital realiza de 29 a 31 de outubro a I Maratona de Desenvolvimento de Games. A Game Jam, que será presencial no Cuca Mondubim, marca o início do curso Ganhando Dinheiro com Jogos, realizado em parceria com o Sebrae-CE.

De acordo com a coordenadora do programa Juventude Digital e diretora de Ciência da Cidade da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Ianna Brandão, durante os três dias os alunos vão receber aulas para que desenvolvam os próprios jogos em uma das seguintes temáticas: coleta seletiva e reciclagem; projeto de vida e carreira dos jovens; e entretenimento. "Os alunos serão divididos em equipes e cada equipe vai criar um jogo do zero. Na sexta eles vão receber os conceitos, no sábado vão desenvolver e no domingo vão apresentar os jogos", explica.

Ianna Brandão acrescenta que, após o evento presencial, o curso segue no formato online até dezembro. O programa Juventude Digital já iniciou cinco cursos e está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (28), para outros quatro cursos que começam em novembro: Passos iniciais na programação; Cultura e identidade dos jogos; Aprendendo a lógica de programar; Introdução à animação e jogos 2D. Todos os cursos são gratuitos e voltados para jovens de 15 a 29 anos. As inscrições estão disponíveis no site jd.fortaleza.ce.gov.br.

Juventude Digital

O Juventude Digital tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda. Está dividido em três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE. Todos são gratuitos e realizados nos formatos online, presencial e híbrido.

Fruto da parceria da Citinova, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), o programa vai abrir 4.000 vagas para capacitação gratuita este ano e 12.500 por ano a partir de 2022.