Resíduos sólidos: Fortaleza faz visita de estudo à cidade alemã de Essen

10 de junho de 2022

As soluções da cidade de Essen para o manejo de resíduos sólidos foram o foco da visita de representantes de Fortaleza à Alemanha nesta semana. O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, a titular da Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor), Manuela Nogueira, e o secretário-executivo da Gestão Regional (Seger), Arcelino Lima, conheceram, ao longo de três dias, as experiências de Essen voltadas para as áreas de sustentabilidade ambiental, economia circular e resíduos sólidos. A visita de estudo foi fruto da parceria de Fortaleza com a União Europeia, por meio do programa de Cooperação Urbana e Regional (IURC Latin America).

"Visitamos in loco várias soluções de reciclagem, coleta seletiva, produção de energia a partir da incineração de resíduos não recicláveis, produção em alta escala de biogás a partir de resíduos orgânicos, a forma de organização, o enquadramento legal, ou seja, pudemos observar e discutir com os técnicos da cidade de Essen vários aspectos do percurso deles até se tornarem uma referência na Alemanha. Foi uma viagem muito proveitosa e fica o desafio de entender essas soluções e, se for o caso, adaptá-las para o contexto de Fortaleza", detalhou o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia.

A delegação de Fortaleza também foi recebida pelo prefeito Rudolf Jelinek na Prefeitura de Essen. "Essen evoluiu da maior cidade mineira da Europa para uma metrópole comercial e de serviços e a localização de muitas sedes corporativas alemãs e internacionais, e, claro, a Capital Verde da Europa 2017", disse o prefeito Rudolf Jelinek.

A gerente de projetos da IURC, Aurelie Knecht, que acompanhou a delegação brasileira, destacou a importância da parceria. "Estou extremamente satisfeita que as cidades de Essen e Fortaleza estejam trabalhando juntas, apoiadas pelo nosso programa de economia circular".

A convite da União Europeia, os representantes da Prefeitura de Fortaleza também participaram da Urban Future Conference 2022, realizada em Helsingborg, na Suécia, e que discutiu inovação e boas práticas urbanas. Além de Fortaleza, participaram as cidades de Málaga (Espanha), Milão e Anci Lazio (Itália), Barranquilla e Cali (Colômbia), Hermosillo (México), Debrecen (Hungria), Punta Arenas (Chile), Umea (Suécia), Essen (Alemanha), São Paulo (Brasil) e a região de Cantábria (Espanha).

Parceria com a União Europeia

Em 2021, Fortaleza foi selecionada pela União Europeia para compartilhar experiências e desenvolver um plano conjunto de desenvolvimento urbano sustentável, com foco em economia circular e resíduos sólidos. A capital cearense vai trabalhar diretamente com a cidade alemã de Essen até 2023.

A IURC América Latina constitui a segunda fase do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC), da União Europeia, e busca promover o compartilhamento de conhecimento e a cooperação entre cidades e regiões em desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional. A IURC América Latina inclui 6 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Ao todo, 12 cidades desses países irão cooperar com 12 cidades europeias através de emparelhamentos e clusters temáticos.