AMC realiza primeira ação educativa no Ponto do Entregador

03 de setembro de 2021

O Ponto do Entregador, além da melhoria nas condições de trabalho da categoria nos polos gastronômicos de Fortaleza, também visa desenvolver a segurança viária. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) iniciaram, nesta quinta-feira (02/090, a primeira ação educativa no equipamento, localizado no bairro Varjota.

As atividades aconteceram entre 17h e 18h, quando há uma maior concentração de entregadores no local esperando pela próxima corrida. Foram realizados dois tipos de abordagens: orientações específicas para ciclistas sobre condução segura e uso da ciclofaixa. Conjuntamente, as bicicletas receberam placas de sinalização refletivas, que aumentam a segurança e a visibilidade dos equipamentos durante o trajeto.

Os agentes fizeram, também, uma captação de motociclistas para o curso de pilotagem segura, que possui aulas teóricas e práticas no Centro de Treinamento da AMC. O curso aborda segurança viária e mecânica básica. As aulas incluem ainda treinos de frenagem e de condução em curvas.

De acordo com o gerente de educação da AMC, André Luís Barcelos, a ação acontecerá semanalmente e de forma contínua. “Os entregadores entendem que estamos falando sobre segurança e com isso quebramos o estigma de só realizar fiscalização. A gente aproveita e orienta não só sobre condução segura, mas também sobre situações que podem virar infração e causar riscos”, ressaltou.

Davi Sousa trabalha com entregas há cerca de um ano. Além de aproveitar o novo Ponto do Entregador para descansar entre as corridas e carregar o celular, foi um dos contemplados pela ação. “Isso vai ajudar muito os ciclistas, pois só a gente sabe o que passamos no dia a dia com os riscos de acidente e desrespeito”, comentou.

Saiba mais

Instalado na Varjota, no cruzamento entre as ruas Coronel Jucá e República do Líbano, o Ponto do Entregador é um compromisso de campanha do prefeito José Sarto. O equipamento inovador possui estrutura com bancos para descanso, wi-fi, câmera de videomonitoramento, tomadas para a recarga de celulares, além de melhorias no ordenamento urbano com reforço na iluminação, alargamento da calçada e a criação de um novo estacionamento para motos e bicicletas.

O intuito da política pública é oferecer melhores condições de trabalho aos trabalhadores de entregas. A partir do projeto-piloto, a estrutura deve ser expandida para todos os bairros de Fortaleza, principalmente para aqueles que concentram muitos restaurantes.

O projeto é realizado por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), em parceria com a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).